Olhando para 2023, identificamos alguns pontos que podem ser explorados em 2024. Estes são:
Tendências Tecnológicas: A visão neste pilar resultou em grandes oportunidades, especialmente no que diz respeito às tendências emergentes, como a Inteligência Artificial Generativa e Blockchain. Essas tendências delineiam duas abordagens distintas: A Licença para Vencer, que implica na capacidade de se destacar e triunfar. A Licença para Competir, que se refere à habilidade de se manter competitivo no mercado. Isso evidencia a capacidade de adaptação tanto das empresas quanto das pessoas diante das mudanças.
Cenários Econômicos: A falta de consideração dos cenários econômicos na estratégia de empresas resultou em perdas significativas, tanto em recursos quanto financeiramente. A ausência de conhecimento nesse tema também representa uma grande fragilidade.
Pessoas: As empresas são construídas por pessoas. Em meio a muitos desligamentos (layoffs), várias pessoas permaneceram em seus cargos mesmo sem o engajamento necessário (TI). Esse cenário tem um impacto na produtividade das empresas. O baixo engajamento pode resultar em menor criatividade, desmotivação para resolver problemas e, consequentemente, diminuição da produtividade da empresa.
O planejamento estratégico demanda uma análise desses três pilares para expandir a visão e compreender os pontos que têm impacto direto nas operações e no sucesso das empresas (Um modelo muito utilizado que ajuda nesta abordagem é a SWOT, considerando as influencias internas e externas). Os cenários econômicos, o engajamento dos colaboradores e a adaptação às tendências emergentes são elementos essenciais para garantir que a estratégia traçada seja sólida, adaptável e capaz de enfrentar desafios e oportunidades no mercado atual.